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Quais as datas não podem faltar no seu calendário anual de vendas?

O calendário anual de vendas é repleto de datas que não podem faltar na estratégia de vendas de uma empresa. Black Friday, Natal, Dias das Mães, Dia do Namorados, etc. São épocas em que o comércio tem um faturamento acima do normal e, por isso, seu e-commerce também precisa estar preparado para vender mais.

Estamos vivendo a era da transformação digital, onde as empresas têm sido obrigadas a mudar sua forma de vender por conta dos novos hábitos de consumo. Para se ter um ideia, o faturamento dos e-commerces em 2018 foi de R$53,2 bilhões. Já em 2019, esse faturamento cresceu 40%, chegando a R$75 bilhões.

Podemos projetar que esses números continuarão crescendo ano após ano, até que as vendas online ultrapassem o faturamento da vendas físicas. E, ainda, temos que considerar que a quarentena causada pelo novo coronavírus acelerou o processo de transformação digital das empresas.

Efeito quarentena

Segundo uma pesquisa da Google, 25% dos brasileiros comprarão somente em lojas online após a quarentena, enquanto que 24% farão a maior parte das compras em lojas online.

Bom, 2020 nos pegou de surpresa e foi um ano de muitas adaptações, transformações, sobrevivência. Para 2021, podemos ser mais ambiciosos e projetar um grande crescimento.

Quer saber como? Então veja quais datas não podem faltar no seu calendário anual de vendas!

Calendário anual de vendas

Épocas comemorativas são as grandes datas do comércio. E, como conhecemos bem o brasileiro, eles só vão as compras na útima hora. Porém, essa falta de planejamento do consumidor passa longe do nosso planejamento estratégico de vendas.

Com tudo organizado com semanas, e até meses de antecedência, o calendário anual de vendas é uma grande oportunidade para lucrar muitos com as vendas sazonais.

Black Friday (última semana de novembro)

Começamos pela data mais esperada do ano. A Black Friday é a sexta-feira pós Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, ela ganhou forças e hoje ocupa um papel de destaque no calendário anual de vendas.

Em 2019, o varejo online faturou R$3,2 bilhões em apenas dois dias.

Natal (25 de dezembro)

Passou a Black Friday, ufa! Agora é pensar no Natal. Nada disso! Pela proximidade das datas as estratégias de marketing devem ser pensadas com muita antecedência.

Em 2019, o faturamento foi o melhor em 5 anos. Os indicadores não apresentam dados financeiros, mas apontam um crescimento de 9,5% em comparação com 2018.

Dia das Mães (2º domingo de maio)

Cada ano essa data cai em um dia diferente, mas o que não muda é amor pelas nossa mães e a vontade de presenteá-las.

Em 2019, os e-commerces faturaram R$2,2 bilhões com o período.

Dia dos namorados (12 de junho)

Outra data especial e cheia de amor é o dia dos namorados. Com o aumento dos e-commerces, o evento também ganhou forças, principalmente no segmento de cosméticos e beleza.

As campanhas têm ficado maiores e melhores a cada ano. Sendo assim, o(a) mozão não espera nada menos que um ticket médio bem alto com um presente em forma de kit ou combo.

Mês do consumidor (setembro)

Na falta de datas para vender mais, nós criamos um mês inteiro de promoções. Em 2003, o empresário gaúcho João Carlos Rego oficializou o dia 15 de setembro como o dia do cliente no Brasil.

O mês de setembro sempre foi fraco em volume de vendas e, aproveitando o pagamento da primeira parcela do 13º, esse evento foi criado para movimentar o comércio.

Dia dos pais (2º domingo de agosto)

O dia dos pais não representa um grande faturamento em volume de vendas, mas não deixa de ser uma data especial. Para empresas com público-alvo masculino, essa é uma ótima oportunidade para criar promoções e incentivar o consumo entre o meio de julho e o início de agosto.

Você já fez uma consultoria de marketing estratégico para sua empresa?

O brasileiro é um tipo de consumidor que não pensa duas vezes na hora de comprar. Dessa forma, um calendário anual de vendas é tudo que você precisa para criar campanhas de marketing para vendas mais o ano todo.

Mas com tantos assuntos para lidar no dia a dia, o marketing pode acabar sendo deixado de lado e, com isso, seu negócio deixa de faturar muito dinheiro.

A gente entende que existem outros setores como logística, financeiro e administração que demandam muito do seu tempo e atenção.

Dessa forma, a Lab34 se especializou em montar estratégias rápidas e eficientes para que você não perca tempo (nem dinheiro). Quer criar uma estratégia e marketing e crescimento?

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