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Se você está começando seu e-commerce, provavelmente está na dúvida de qual meio de pagamento usar. Qual o melhor para sua loja virtual? Qual fará com que seu e-commerce realize vendas seguras para seu cliente? Atualmente, existem no mercado diversas formas de realizar pagamentos voltados para e-commerce.

É importante oferecer uma gama de possibilidades para que os clientes possam realizar suas compras com facilidade e sem complicações. Para isso, existem alternativas que podem ser implementadas em uma loja virtual.

Lembrando que existem diversas empresas que fazem essa interlocução entre e-commerce e os pagamentos das vendas. Uma boa opção é pesquisar antes de escolher e optar pela alternativa mais rentável para cada negócio.

Diante disso, vamos aprender como utilizar esses recursos em suas plataformas de e-commerce. Veja  algumas destas formas de pagamento e entenda como funciona!

As principais formas de pagamento em e-commerce

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento em e-commerce mais utilizados pelos consumidores. Segundo dados do E-commerce.org, esta opção é escolhida por 76% dos clientes.

Nesse método de pagamento, o cliente inclui os dados do cartão no momento final da compra.

Para disponibilizar este como um dos meios de pagamento, o lojista poderá negociar diretamente com a operadora do cartão ou com gateways e intermediadores que oferecem, geralmente, custos mais baixos para o lojista.

Este meio de pagamento também oferece opções de parcelamento aos seus clientes. Mas, atenção as taxas que serão cobradas, pois, em alguns casos podem impactar no lucro de seu negócio.

Boletos bancários

Este é o segundo meio de pagamento em e-commerce mais utilizado e o mais fácil de incluir em sua loja virtual, pois, necessita apenas da abertura de uma conta corrente no banco de sua escolha, para que os boletos possam ser gerados para os seus clientes.

Este tipo de pagamento é simples e seguro. Serve como opção para aqueles clientes que não possuem um cartão de crédito ou débito.

Após escolher os produtos o cliente gera o boleto e realiza o pagamento através da rede bancária, casas lotéricas ou internet banking. Esta modalidade de pagamento em e-commerce é geralmente utilizada por quem deseja realizar o pagamento à vista.

É importante ficar atento para o fato de que, as emissões destes boletos geram uma taxa a ser paga pelo lojista e possuem um prazo de compensação que pode variar de 01 até 05 dias úteis.

Para disponibilizar este  meio de pagamento em sua loja, é necessário que o lojista tenha o suporte de uma plataforma que gere os boletos. 

Transferência bancária

É uma forma direta de pagamento onde não há intermediação e o pagamento é de total responsabilidade do comprador. O consumidor realiza o pagamento dentro do prazo estipulado pela loja, pois é o único envolvido na decisão do pagamento.

O lojista deverá informar ao cliente os dados da conta para a qual deverá ser realizada a transferência. Ela não gera custos de terceiros ao lojista e ele receberá o valor integral referente à venda realizada.

Poderá gerar cobranças de taxas de transferência entre bancos para os consumidores. Além disso, o processo de compra poderá ser mais lento, pois, o pedido somente será enviado ao cliente após a confirmação da transferência.

Plataformas de Cashback

O método mais moderno de realizar pagamentos em e-commerce. Se você está acostumado com os programas de fidelidade, entender o cashback é fácil. A diferença é que, em vez de pontos, o consumidor recebe parte do dinheiro gasto na compra.

Os lojistas repassam uma comissão a sites e aplicativos parceiros que, por sua vez, dividem o montante com o usuário.

Os cashbacks podem variar de 1% até 100%, dependendo das ofertas do e-commerce.

Os aplicativos são seguros e inspirados em experiências internacionais, como o Ebates, criado em 1998, nos EUA, país no qual cupons de descontos são extremamente comuns. A marca agora se chama Rakuten.

No Brasil, muitos sites já trabalham com cashback, seja da própria marca ou incorporando uma empresa parceira.

Com cashback próprio, podemos citar o Magazine Luiza. Já entre as empresas parceiras podemos listar:

  • Meliuz
  • Beblue
  • Pic Pay
  • Ame Digital

Essas empresas parceiras são aceitas nos maiores varejos eletrônicos do país.

Tipos de serviço para a utilização dos meios de pagamentos em e-commerce

Geralmente, para utilizar os meios de pagamento em seu e-commerce, são utilizados três tipos de serviços: Adquirentes, intermediadores de pagamento e gateways.

Os adquirentes são responsáveis pela comunicação com as bandeiras de cartões (Visa, Mastercard, Elo , American Express, etc), bem como com os bancos emissores (Bradesco, Itaú, Santander, Etc).  

Os principais adquirentes são:

  • Cielo
  • Redecard
  • Global Payments
  • First Data
  • Getnet
  • Stone.

Os Intermediadores de pagamento são plataformas que realizam a interligação de clientes, adquirentes e lojistas.

O cliente realiza o pagamento ao intermediador que aciona a bandeira do cartão ou o banco que deverá autorizar a compra para que então o lojista possa efetuar a venda no e-commerce. Os principais são:

  • PagSeguro
  • PayPal
  • Pag Hiper
  • Mercado Pago

Tem também os Gateways de pagamento, uma ferramenta que conecta o e-commerce com as instituições financeiras, permitindo o processamento dos meios de pagamento. 

Os principais Gateways de pagamentos são E-Rede, Moip, Iugu e Picpay. Para realizar a contratação de um Gateway é preciso observar quais recursos e serviços são disponibilizados por ele, pois, estes podem variar muito em suas particularidades.

Agora você já sabe como funcionam os meios de pagamento para e-commerce. Quer se especializar mais em e-commerce? Acesse o blog da Lab34!

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